Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Mais Notícias > RECEBIMENTO DE 02 PROTÓTIPOS REFERENTES AO PROJETO DO MONÓCULO DE IMAGEM TÉRMICA OLHAR
Início do conteúdo da página

RECEBIMENTO DE 02 PROTÓTIPOS REFERENTES AO PROJETO DO MONÓCULO DE IMAGEM TÉRMICA OLHAR

Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 17h40 | Acessos: 146

Texto

São Carlos (SP) – No dia 16 de novembro de 2020, reuniram-se na empresa brasileira Opto Tecnologia Optrônica Ltda, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Décio Luís Schons, acompanhado do Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT, General de Divisão Luis Henrique de Andrade, do Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), General de Divisão Robson Santana de Carvalho e do Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Dr. Marcelo Silva Bortolini de Castro. Na ocasião, o Sr. Cláudio Carvas, CEO da empresa Opto Tecnologia Optrônica Ltda, realizou uma apresentação institucional da empresa e de seus principais projetos, incluindo a apresentação dos 2 protótipos do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR que estão sendo entregues como uma das etapas previstas na Fase 1 do Projeto. Em seguida, a comitiva visitou as instalações da Opto.

Iniciado em outubro de 2019, o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR contempla 4 Fases. A Fase 1 prevê a P&D e fabricação de protótipos, a Fase 2 a avaliação dos protótipos, a Fase 3 a fabricação do lote-piloto e a Fase 4 a avaliação do lote-piloto. O projeto atual, integralmente financiado com recursos orçamentários, deriva parcialmente de tecnologia desenvolvida em conjunto pelo CTEx e pela empresa Opto Eletrônica S/A, entre 2008 e 2011, no âmbito do projeto Desenvolvimento da Tecnologia de Monóculos de Imagem Térmica que foi integralmente financiado pela FINEP.

O Monóculo OLHAR foi projetado com o que há de mais avançado em microeletrônica, mecânica de precisão e óptica para atender aos requisitos operacionais e técnicos homologados para o Sistema Combatente Brasileiro (COBRA). Com massa e dimensões reduzidas, o equipamento oferece rápido acoplamento a armamentos e capacetes, contando ainda com a possibilidade de troca de objetivas para execução de disparos de precisão. A expectativa é que o equipamento atinja distâncias para Detecção (D), Reconhecimento (R) e Identificação (I) compatíveis com os melhores monóculos termais do mercado.

A P&D do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR é uma atividade prevista pelo Plano Estratégico do Exército (PEEx) 2020-2023, relacionada ao Programa OCOP, como Atividade Imposta 9.3.1.1 – “Pesquisar e desenvolver Sistemas Auxiliares de Visão” e está alinhada com a prioridade 1.6 - “Equipamentos de visão noturna, diurna, termal e fusão de imagens”, do Plano de Obtenção de Capacidades Materiais (PCM), Anexo A ao PEEx 2020-2023.

A equipe técnica de recebimento foi composta pelo TC Leonardo Bruno de Sá, Gerente do Projeto OLHAR, pelo Maj Fábio Luiz Firmino, Gestor do Contrato, e pelo Cap Thiago de Morais Gonçalves Bittencourt, Fiscal do Contrato, todos do CTEx.

Fotos

Fim do conteúdo da página